Sobre nós

                                

A Academia Gnóstica de Antropologia Samael Aun Weor é uma escola esotérica gnóstica dedicada a compartilhar os ensinamentos do Gnosticismo Universal com aqueles que anseiam o despertar da Consciência e a Autorrealização íntima do Ser.

Somos afiliados à Sociedade Gnóstica Samael Aun Weor, uma organização internacional fundada sobre o ensino do Venerável Mestre Samael Aun Weor, com centros em vários países do mundo.


O que é Gnose

A palavra Gnose ou Gnosis é derivada do grego, e significa "conhecimento". Gnosis é a compreensão intuitiva das verdades espirituais, que não é alcançado através de livros ou palestras, mas através da própria experiência direta. Portanto, este conhecimento ou sabedoria não se encontra fora, mas dentro de nós mesmos.

A verdadeira Gnose é a centelha com a qual se iniciam as verdadeiras tradições espirituais. A Gnose é a síntese da essência de todas as religões, sistemas esotéricos e escolas de mistérios de hoje e de sempre.

"Os Setianos, Peratas, Carpocratianos, Nazarenos e Essénios são gnósticos. Os mistérios Egípcios, Astecas, de Roma, Tróia e Cartago, de Eleusis, da Índia, os Druidas, Pitagóricos, Kambires, de Mitra e da Pérsia, etc., são em seu conjunto isso que nós chamamos de Gnose ou gnosticismo."

"Inquestionavelmente, Gnose é o conhecimento iluminado dos Mistérios Divinos..."


Samael Aun Weor


Os ensinamentos gnósticos, tal como são ensinados nos centros gnósticos de todo o mundo hoje, provêm dos ensinamentos do Venerável Mestre Samael Aun Weor, quem sintetizou os preceitos dos filósofos, místicos e adeptos de todos os tempos em um sistema integrado e abrangente de conhecimento e instrução, colocando-o hoje, em linguagem contemporânea, à disposição de todos aqueles que buscam a entrada secreta para os Grandes Mistérios.

«Aos finais do século passado e começos do presente, distinguidos personagens reconhecidos como mestres, entre os quais citaremos a Helena Petrovna Blavatsky, Don Mario Roso de Luna, Charles Leadbeater, Krishnamurti, Rudolf Steiner, Sivananda, Francisco A. Propato (Luxemil), Arnoldo Krumm Heller (Huiracocha), Gurdjieff e Pedro Ouspensky, ensinaram públicamente as primeiras letras da Doutrina Secreta, porém sem deter-se demasiado na análise de certos aspectos gnósticos que haviam de ser desvelados a partir do ano 1950 em diante.
  O mesmo Rudolf Steiner, um dos mais notáveis representantes do gnosticismo no século XX, declarou em 1912 que “eles, os iniciados de sua época, só haviam comunicado um ensinamento elemental, simples, incipiente”, advertindo a seguir que “logo, mais tarde, se entregará a humanidade uma doutrina esotérica de ordem superior, de tipo transcendental".»


Introdução à Gnose


Centro gnóstico Belo Horizonte

Em nosso centro gnóstico, localizado no bairro Sion, ajudamos aos estudantes a aprofundarem no estudo e na prática da Gnose.

Para isso, apoiamo-nos na meditação que ensinamos e praticamos em nossas aulas como ferramentas fundamentais para a nossa transformação interior, tendo como objetivo conhecer a si mesmo, a experiência direta da verdade, e o desenvolvimento das infinitas possibilidades do Ser.