Sobre o maravilhoso evento do Natal





O natal é um evento maravilhoso sobre o qual urge meditar profundamente. Esta celebração profundamente ligada ao cristianismo também é encontrada em muitas culturas e diferentes mitos. Por exemplo na celebração do "nascimento do sol invencível" que alguns dizem tem suas origens no mitraísmo, enquanto outros datá-la aos Romanos que reverenciavam o sol desde os antigos tempos pagãos. Carl Gustav Jung afirma que o mito faz parte da nossa inconsciente coletivo. Por tanto cabe nos refletir nas razões pelas quais esta data ha sido e segue sendo sagrada e consagrada. 

Um fato a considerar é que o Natal é celebrado próximo ao solstício de inverno do hemisfério norte, momento no qual o Sol retoma sua ascensão, ou podemos dizer renasce. 

Vejamos estas citas do mestre Samael Aun Weor ao respeito:
“Nesta época começa o frio aqui no Norte, devido precisamente a que o Sol está se afastando para as regiões austrais e, em 24 de Dezembro, o Sol terá chegado ao máximo em sua viagem para o Sul. Se não fosse porque o Sol avança para o Norte, a partir de 25 de Dezembro, morreríamos de frio, a Terra inteira se converteria em um bloco de gelo e pereceria, realmente, toda criatura, tudo aquilo que tem vida. Assim, vale a pena refletirmos sobre o acontecimento do Natal...” 
Mas este evento astrológico que simboliza e inspira a força de renovação tem uma transcendência cósmico-espiritual.
“O Sol físico não é mais é que um símbolo do Sol Espiritual, do Cristo-Sol. Quando os antigos adoravam o Sol, quando lhe rendiam culto, não se referiam exatamente ao Sol físico, não. Rendia-se culto ao Sol Espiritual, ao Sol da Meia-Noite, ao Cristo-Sol.”
Óssea se trata da adoração não a um Sol físico, mas ao que se oculta por detrás desse símbolo físico. Pois:
“O Cristo, em Esoterismo autêntico, é o Logos, o Logos Solar representado pelo Sol. Agora compreenderemos porque os Incas adoravam o Sol, os Náhuatls rendiam culto ao Sol, os Maias o mesmo, os Egípcios identicamente, etc.”
Assim, podemos compreender que todas estas tradições tem uma intima conexão com as comemorações do nascimento do filho de Deus, já que o Cristo Jesus e o Sol que vem a iluminar o nosso mundo.